Search

Piadas ofensivas no trabalho podem ser assédio verbal?

Imagem: Freepik

As piadas ofensivas são consideradas assédio verbal no trabalho, pois tem o objetivo de humilhar e gerar incômodo na vítima, porém de maneira menos explícita. Na frente dos colegas, o abusador faz brincadeiras com a intenção de constranger e fazer a pessoa se sentir intimidada pelas palavras desagradáveis.

O assédio verbal é um abuso que envolve diretamente o uso de linguagem oral ou escrita para humilhar, ameaçar ou incomodar uma pessoa. A intenção é a de causar danos psicológicos – pode acontecer rara ou diariamente na rotina profissional da vítima – o que tende fazê-la considerar um pedido de demissão para não sofrer mais.

Quando uma “brincadeira” no trabalho se torna assédio verbal?

“Brincadeiras” no trabalho são assédios, caso se tornem constantes, gerem desconforto ou humilhem a vítima. Normalmente, esse comportamento é acompanhado de agressividade na fala e atos discriminatórios para minimizar a pessoa, ao mesmo tempo, que na frente dos colegas de trabalho, o abusador disfarce as atitudes por meio de “piadas motivacionais”.

A pessoa que humilha um colega, usa de “piadas bobas” para envergonhar e afastar essa vítima, seja para a fazer pedir demissão ou porque se sente superior. E, por mais que o comportamento desagradável não possa ser considerado agressivo, ainda é um assédio verbal no trabalho.

Quais os efeitos da pressão psicológica causada por piadas ofensivas?

Efeitos, como estresse constante, ansiedade e até mesmo a depressão são transtornos causados pelas piadas ofensivas de um abusador. O profissional que sofre esses ataques pode ter alterações até mesmo em seu comportamento fora do trabalho, como perda de apetite e dificuldades para dormir. Confira outros impactos:

  • Burnout;
  • Sistema imunológico mais frágil;
  • Problemas para trabalhar;
  • Receio de conversar com as pessoas;
  • Baixa produtividade;
  • Maior absenteísmo;
  • Chances maiores da pessoa se demitir.

Um funcionário desmotivado na empresa, dificilmente entregará bons resultados e ainda terá faltas constantes porque não se sente bem-vindo no local. As chances de ele pedir demissão são maiores, principalmente por não conseguir se concentrar nas atividades e cometer erros constantes.

Como identificar se estou sofrendo assédio verbal por meio de piadas?

Identifique por meio de críticas constantes disfarçadas de piadas, observe se a fala da pessoa é acompanhada de insultos e se ela te expõe humilhantemente aos demais colegas. Normalmente, as falas do abusador são seguidas de “brincadeiras” para disfarçar o ato e mascarar as reais atitudes dele para com você. Há outros pontos a observar, como:

  • Exposição constante da vítima;
  • Piadas engraçadas para o abusador, mas que são ofensivas;
  • Humilhação;
  • Insultos;
  • Expor a vítima ao ridículo.

Sinais como estes precisam de atenção imediata porque, se continuarem, podem prejudicar o seu desempenho no trabalho e afetar a sua relação com os demais membros da equipe. Até mesmo a pressão psicologica no trabalho é considerada um assédio se ultrapassar os limites do aceitável, pois expõe a vítima ao ridículo por fazê-la sofrer humilhações.

O que fazer se presenciar ou sofrer assédio verbal com piadas no trabalho?

Denuncie imediatamente aos gestores da empresa e explique o que acontece internamente para uma solução ser aplicada. No entanto, caso tenha medo de se expor, envie o seu relato de assédio verbal no trabalho ao Contato Seguro de maneira sigilosa, rápida e simples para preservar a sua identidade.

Há mais de 15 anos, este canal de denúncias permite que os usuários expliquem em detalhes o problema sofrido na empresa. A partir das informações coletadas, a equipe fará uma análise e entrará em contato com os responsáveis pela companhia a fim de solucionar a situação de forma segura.

Funcionários preferem um canal de denúncias externo porque conseguem manter a identidade protegida e se sentem mais confortáveis para relatar os abusos sofridos. A Contato Seguro usa criptografia de dados para manter as informações restritas e impedir que qualquer indivíduo tente acessá-las, além de seguir as regulamentações legais à risca para maior confidencialidade!

Compartilhe

Deixe seu comentário